Capiteis de São Roque da Ponte Seca e da Linha Doze

A fé é um elemento cultural muito presente no povo barbosense. Herança dos imigrantes, sempre foi um apego nos momentos difíceis, o que pode ser testemunhado em vários marcos existentes na história do município.

O capitel de São Roque, situado no Bairro Ponte Seca, remete à década de 1920, quando a comunidade sofria uma epidemia de tifo, que ceifou muitas vidas em toda a região. Diante da doença, as pessoas se reuniam para rezar, invocando São Roque, e pedindo sua intercessão para que a epidemia cessasse, e isto ocorreu, com várias pessoas se recuperando. Como forma de agradecimento, no ano de 1923 iniciou-se a construção do primeiro capitel, em honra daquele que, mais tarde, se tornaria o santo padroeiro de Carlos Barbosa.

Já o capitel de São Roque situado na Linha Doze, embora já em território pertencente ao município de Barão, tem sua história ligada à comunidade barbosense da Linha Doze. Foi construído por pessoas devotas, pedindo a proteção contra as doenças, principalmente o tifo, que havia vitimado muitas pessoas na localidade e arredores.

Pesquisa:

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS – <https://www.paroquiamaededeus.org.br/institucional/ver.php?id=8&s>. Acesso em 09 mar. 2021.

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Fabio Rogerio Basso