Atrativos

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus

Dedicada à Nossa Senhora Mãe de Deus, foi construída em 1943 e inaugurada em 1947, com o apoio de toda a comunidade. Em 1964 foi concluída a construção da torre e colocados os sinos,  confeccionados com metais doados pela população. Em momentos especiais é possível ouvir as badaladas que ecoam pela cidade.

Parque da Estação

Localizado no coração da cidade, o Parque abriga o prédio da antiga Estação Ferroviária, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Inaugurado em 1909, é um dos mais belos cartões-postais de Carlos Barbosa.

Morro do Calvário

Abrigando anualmente as cenas finais e mais emocionantes da encenação da Paixão de Cristo, o Morro do Calvário possibilita uma deslumbrante visão do município. Além da Igreja Nossa Senhora das Dores, que fica no topo do morro, o percurso possui as estações da Via Sacra. O local é um cenário ideal para viver momentos de fé, e também para apreciar a paisagem. *Local temporariamente fechado devido à pandemia.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Construída em 1929, através da união de diversas famílias da comunidade, a Gruta é mais um exemplo de religiosidade e associativismo dos imigrantes e seus descendentes. Até hoje as pessoas buscam no local a água com a crença de que faz bem ao corpo e à alma.

Capela Santo Antão Abade

Localizada na comunidade de Forromeco, a capela foi construída em 1882 e revitalizada em 2004. Tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, é uma das edificações religiosas mais antigas da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Maria Fumaça

Percorrendo 20 km entre as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, o trem a vapor proporciona um verdadeiro retorno ao passado. Com apresentações típicas italianas e gaúchas, o passeio é uma festa que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos, tornando-se uma experiência única e inesquecível.

Morro do Diabo

Situado a 665m de altitude, o Morro do Diabo possui uma das melhores rampas para a prática de voo livre do estado, sendo que nele são realizados treinamentos desta modalidade de voo. O local também possibilita uma visão panorâmica do vale e de seu entorno. Visitação sob agendamento.

ACBF

Fundada em 1976, a Associação Carlos Barbosa de Futsal já conquistou campeonatos nacionais e internacionais, com destaque para o título de Campeã Mundial, conquistado em 2004 e novamente em 2012. O Centro Municipal de Eventos é a casa da ACBF, e é lá também que se localiza a loja Paixão Laranja, onde podem ser adquiridos artigos oficiais do time que é o orgulho da cidade.

Casa do Artesanato

Situada no Parque da Estação, a Casa do Artesanato é o espaço ideal para encontrar peças trabalhadas em materiais e técnicas artesanais, como artigos para decoração e presentes, além das tradicionais “lembranças” e cartões-postais da cidade.

T factory store

Mais do que um showroom da Tramontina, a loja T factory store de Carlos Barbosa foi projetada especialmente para atender o fluxo turístico da região. Localizado no centro da cidade, o espaço oferece utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, além de materiais elétricos e móveis em madeira ou plástico.

Loja Fetina de Formaio

A Fetina de Formaio é um pedacinho de queijo, um pedacinho de amor à tradição italiana de bem servir e comer bem. Um pedacinho de bem receber as pessoas e de bem querê-las. Um pedacinho de sabores únicos, feitos de forma artesanal, para oferecer qualidade e exclusividade. A Fetina de Formaio é um pedacinho de lugar único com queijos únicos.

Igreja São João da Cruz

A primeira capela da comunidade de Cinco Alto era em madeira, e teria sido construída no final do século XIX. A segunda capela, construída com pedras, data de 1912, e durante muitos anos ficou “escondida” pelo reboco e pintura. Foi restaurada em 2007, e hoje mostra toda sua beleza e originalidade.

Capitel de Nossa Senhora de Caravággio

O Capitel em honra a Nossa Senhora de Caravággio é o primeiro marco religioso que o visitante encontrará em Carlos Barbosa, logo que entrar na cidade. Está localizado no Bairro Triângulo, em frente à plataforma de embarque da Maria Fumaça, tendo passado recentemente por uma reforma.

Capitel de São Roque

O capitel, situado no Bairro Ponte Seca, foi construído em 1923, e motivo da construção teria sido uma epidemia de tifo, que vitimou várias pessoas. Após os moradores se reunirem para invocar a proteção de São Roque, muitos doentes se recuperaram, e a epidemia cessou. O culto a São Roque motivou, mais tarde, a escolha do santo como padroeiro do município, junto a Nossa Senhora Mãe de Deus.

Igreja Nossa Senhora de Caravággio

A primeira capela de Linha Vitória foi construída em madeira, em 1883, e ficava do lado oposto da estrada onde se encontra a construção atual. Em 1913, foi construída esta segunda capela, tendo sido reformada na década de 1970. Junto à Igreja, a comunidade construiu, em 1953, um santuário ao ar livre, dedicado à padroeira. Ao lado da igreja há também um campanário com sino, em madeira e zinco.

Capela Santo Antônio

Situada na comunidade de Santo Antônio de Castro. Foi construída em 1916, com tijolos feitos no local. O barro era amassado com os pés, colocado em formas de madeira e o cozimento era feito em pequenas estufas cavas na terra. Os moradores buscavam areia a cavalo, em Ipiranga (hoje Imigrante). As pedras da escada foram tiradas da pedreira de um morador da comunidade. Em frente a capela, uma cruz lembra as missões populares em 1907, quando ainda existia uma capela antiga, datada de 1886.