Comunidade participa da elaboração do Plano Municipal de Turismo

A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, está realizando um ciclo de audiências públicas para o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo. Até o momento, quatro encontros aconteceram, sendo o primeiro deles no dia 20 de agosto, que reuniu representantes de segmentos de gastronomia e hospedagem. O segundo ocorreu no dia 30 de agosto e reuniu agências, operadoras e transportadoras de turismo, produtores de eventos e prestadores de serviços turísticos.
E, dando sequência, nesta quarta-feira, 05, duas reuniões foram promovidas, sendo uma no período da manhã, em que abordou a cultura, reunindo a Fundação de Cultura e Arte – PROARTE e os membros do Conselho Municipal de Cultura. Já no período da tarde o encontro reuniu as Rotas e os Roteiros Turísticos do Município. Sendo assim, restam mais duas audiências públicas, que serão promovidas na próxima quinta-feira, 13, na Câmara de Vereadores. Às 10h o encontro reunirá Turismo de Esportes, para o qual estão convidadas entidades e associações esportivas. E, às 14h30, também na Câmara de Vereadores, a audiência é destinada para o Turismo de Compras e visa reunir o comércio barbosense.
Estes encontros tem como principal objetivo auxiliar na criação do Plano de Turismo de Carlos Barbosa, que entrará em vigor no ano de 2019 e seguirá até 2028. Em cada ocasião são coletadas demandas e metas prioritárias para o melhoramento da oferta turística, a qualificação dos profissionais relacionados à atividade, a evolução dos eventos, pontos e roteiros turísticos e a criação de políticas públicas para o setor. Além disso, as audiências também estimulam a comunidade na indicação dos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Turismo.

Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, Jeneci Mocellin, de forma democrática, contando com a participação da comunidade barbosense, do Poder Legislativo, entidades, conselheiros municipais, empresários e comerciantes, a Administração Municipal tem o objetivo de estipular
metas estratégicas e viáveis que deverão ser atingidas dentro da vigência. “Através da construção coletiva do Plano Municipal de Turismo é possível consolidarmos Carlos Barbosa como um dos principais destinos turísticos do estado, gerando renda, emprego, arrecadação de impostos e por consequência uma qualidade de vida ainda maior para a população.”, salienta. Os encontros contam com a participação do Turismólogo Daniel Bertolucci, que mostra exemplos e esclarece dúvidas dos presentes, além de comentar a situação de Carlos Barbosa, trazendo exemplos de outras cidades turísticas, como Canela e Gramado.

Texto: Thais Cristina Formentini
Fotos: Daiane Altíssimo e Thais Cristina Formentini