Eventos

Veja os principais eventos realizados em Carlos Barbosa.

ATENÇÃO: EVENTOS MOMENTANEAMENTE SUSPENSOS.

Encontro de Ternos de Reis

Reúne músicos e cantadores de várias comunidades de Carlos Barbosa que revivem a tradição que encerra o ciclo de festejos natalinos na cidade. A tradição do Encontro de Ternos de Reis se mantém oficialmente no calendário de eventos de Carlos Barbosa há muitos anos. Existem relatos de que as famílias barbosenses já recebiam a visita dos grupos desde 1930. Os vários ternos, formados por pessoas da comunidade, se reúnem em uma celebração no centro da cidade, que expressa a fé do povo barbosense e fecha com chave de ouro a programação do Natal no Caminho das Estrelas. Ocorre anualmente no dia 06/01.

Barbosa Kerbbierfest

Com o objetivo de homenagear a cultura alemã, surgiu, em 2019, Barbosa Kerbbierfest. O evento reúne, no centro da cidade, expositores que comercializam pratos típicos da gastronomia alemã, além de chopp e cervejas artesanais. A música e a diversão também fazem parte da programação, com bandinhas, danças, concurso de chopp em metro, entre outras atrações. O Barbosa Kerbbierfest acontece anualmente, em um sábado do mês de fevereiro, no Parque da Estação.

Piquenique na Estação

O Piquenique na Estação chegou à terceira edição em 2020. Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, ocorre no Parque da estação, com show e a comercialização de alimentos e bebidas. Tem como objetivo proporcionar uma tarde de lazer ao ar livre, no centro da cidade. Ocorre no mês de fevereiro.

Páscoa na Estação

A Páscoa é um período mágico, onde se celebra a ressurreição de Cristo e se externa a religiosidade peculiar aos imigrantes que povoaram a região de Carlos Barbosa. Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Jesus, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra “páscoa” – do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pache” – significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera. No período que antecede a Páscoa, o centro da cidade recebe uma decoração especial, com a casinha do Coelho sendo a principal atração para as crianças.

Feira de Páscoa

Como forma de oferecer uma nova atração turística para o município e potencializar os produtos e a cultura local, a Páscoa na Estação contempla em sua programação a Feira de Páscoa, que apresenta o que há de melhor na produção artesanal de Carlos Barbosa, com diversos produtos confeccionados nas mais variadas técnicas e materiais, com temática relacionada à Pascoa. Além de ofertar uma opção de compras e entretenimento, a Feira de Páscoa tem o objetivo de incrementar a renda dos artesãos barbosenses e divulgar o artesanato local junto à comunidade e visitantes.

Encenação da Paixão de Cristo

Todos os anos, no feriado de Sexta-feira Santa, a comunidade barbosense realiza a encenação de um dos momentos mais importantes da fé cristã. As cenas, que envolvem cerca de 400 atores voluntários da comunidade, são representadas desde a Igreja Matriz até o topo do Morro do Calvário, num percurso de aproximadamente 3 km. A Encenação da Paixão de Cristo emociona os presentes, que vivenciam um momento de fé e renascimento.

Corpus Christi

Carlos Barbosa é um município cuja identidade cultural está intimamente ligada à etnia italiana, onde o cristianismo possui papel importante na vida comunitária dos descendentes de imigrantes que povoaram a região. E o Corpus Christi é a festa católica que celebra a presença de Jesus Cristo na Eucaristia – momento em que a comunidade evidencia a sua fé, herdada de seus antepassados e transmitida de geração para geração. A celebração tem seu ápice na realização do Percurso Processional – cortejo religioso acompanhado de cantos litúrgicos e milhares de fiéis. Cultivando os costumes dos imigrantes vindos das regiões Trento, Pádua, Vêneto e Tirol, a comunidade confecciona os famosos tapetes coloridos que representam a fé e a religiosidade da população barbosense e embelezam a área central do município com imagens sacras ligadas ao cristianismo. Os tapetes, que originalmente eram confeccionados com flores, galhos de eucalipto e outros materiais, ganharam novas formas e desenhos, mas a tradição religiosa dos antepassados continua viva na comunidade. As comunidades, movimentos sociais e entidades se organizam para realizar a confecção dos tapetes ao longo de um percurso de 735m revigorando a fé, o sentimento de solidariedade, a união, a fraternidade e a comunhão com o próximo. O Corpus Christi de Carlos Barbosa é um evento de cunho religioso, comunitário e que celebra a tradição e a identidade cultural local. O evento ocorre anualmente entre os meses de maio e junho, seguindo a dinâmica do calendário católico, tendo como ponto principal a Igreja Matriz do município.

FestiQueijo

Criado em 1987, o FestiQueijo faz parte da história de Carlos Barbosa. Considerado o melhor Festival Gastronômico da Serra Gaúcha, oferece aos visitantes um verdadeiro banquete com os melhores queijos, vinhos e farta gastronomia local, tudo à vontade e acompanhado de shows típicos locais e regionais. O evento acontece anualmente no mês de julho. Saiba mais em http://www.festiqueijo.com.br.

Feira do Livro

A Feira do Livro de Carlos Barbosa é um evento multicultural, lúdico, artístico e que tem com objetivo difundir o hábito da leitura entre a população e valorizar a produção literária gaúcha e brasileira.

Festival da Canção

Os Festivais de Música aconteceram em todo o Brasil e caíram no gosto da população, principalmente entre os anos de 1965 e 1985. Esses festivais consolidaram a música popular brasileira, além de revelar e consolidar grandes compositores e interpretes da música nacional. Estes eventos musicais marcaram época por servirem de palco para as reivindicações do povo, para os protestos contra a ditadura, para a luta pela liberdade e pela paz. Os festivais tem um papel cultural e artístico muito importante porque oportunizam a apresentação de novo talentos musicais do país e do mundo, revelando novos artistas e lançando novos sucessos. Na década de 80, Carlos Barbosa criou o seu próprio festival, no intuito de apresentar os seus talentos artísticos e oferecer música e cultura para a sua comunidade. O evento foi reinventado no ano de 2014, com um novo local e formato inovador. Atualmente acontecem edições anuais do Festival da Canção, premiando intérpretes amadores nas categorias livre e juvenil. O maior objetivo da ação cultural é proporcionar à comunidade e visitantes uma oferta diferenciada de entretenimento e valorizar os artistas barbosenses e regionais.

Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é considerada a maior festa popular do Rio Grande do Sul – um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho e envolvendo praticamente toda a população do estado, que participam das iniciativas que enaltecem e valorizam a cultura típica gaúcha. Em Carlos Barbosa, é organizado pelo Conselho Municipal da Cultura Tradicionalista Gaúcha e acontece desde 1982. Atualmente é realizado na sede do Centro de Tradições Gaúchas Trilha Serrana, local onde ocorre a maior parte da programação do evento, além do Acampamento Farroupilha. Contando com a participação das demais entidades tradicionalistas do município, a Semana Farroupilha oferece uma programação artística e cultural. Diversas atividades e apresentações artísticas são direcionadas ao público estudantil, como as visitas gaúchas, as palestras sobre a tradição e a Gincana Interescolar Tradicionalista Gaúcha. A comunidade também participa de forma intensa da programação proposta, assim como visitantes de outras cidades da região. A Semana Farroupilha de Carlos Barbosa é um evento comunitário, integrando crianças, jovens, adultos e melhor idade com o objetivo de perpetuar as manifestações típicas da nossa terra, resgatando a cultura gaúcha e as tradições do povo do Rio Grande do Sul. 

Harley’s Day

O Carlos Barbosa Harley’s Day no ano de 2020 chegou à quinta edição. O evento é uma organização dos Banidos do Inferno Motoclube, com o apoio da Administração Municipal. Foram três dias em que a cultura de motos do estilo Harley Davidson e similares esteve em evidência no Parque da Estação. Conta com chopp artesanal, comida de rua, bandas de rock, happy hour para as mulheres e muito mais. Confira informações pela fan page oficial dos Banidos do Inferno Motoclube pelo link: https://www.facebook.com/BanidosMCCB/. Previsão de realização da 6ª edição: 08 e 09/10/2021.

Estação Zapping

O evento Estação Zapping é realizado anualmente, e reúne inúmeras atrações no centro da cidade, objetivando o lazer e entretenimento da comunidade local e visitantes. No Estação Zapping há encontro de carros antigos, espaço gastronômico e shows, além de outras atividades.

Natal no Caminho das Estrelas

Luz, paz, alegria e muita comemoração. Assim é o Natal no Caminho das Estrelas. Todos os anos, dezembro conta com uma decoração especial e uma agenda repleta de shows, atividades de lazer e programações especiais como a Chegada do Papai Noel e a Parada de Natal, e muitos outros atrativos que tornam o Natal ainda mais iluminado.

Noite Estrelada

Uma noite especial de compras e muita diversão. Na Noite Estrelada, o comércio fica aberto à noite, oferecendo descontos especiais. Além disso, também são realizadas apresentações artísticas itinerantes, promovendo a interação entre os artistas e o público. Brinquedos infláveis e passeios de carretão pelas ruas do centro deixam o evento ainda mais alegre. O intuito da Noite Estrelada é fomentar o comércio local, oportunizando um horário diferenciado para que a comunidade realize suas compras dispondo de momentos agradáveis, de cultura e lazer. A Noite Estrelada vem para fortalecer a cadeia produtiva, com atrações, produtos de qualidade e preços especiais. Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, ocorre em diferentes períodos do ano.

Parada de Natal

As Paradas de Natal visam, por meio de ações conjuntas entre o Poder Público Municipal, entidades, escolas e iniciativa privada, desenvolver um desfile temático retratando o Natal em suas mais diversas formas. O objetivo principal das Paradas Natalinas é compartilhar o espírito natalino com todas as pessoas, de forma lúdica, criativa e multicultural. Através da música, do teatro, da dança e das artes circenses, os cortejos natalinos realizados na cidade encantam os turistas e toda a comunidade. Resgatando os valores e tradições da região, as características típicas das etnias formadoras da comunidade local e o seu patrimônio cultural, as Paradas de Natal são, além de eventos multiculturais, estimuladores da história, da memória e da identidade cultural. O projeto viabiliza o envolvimento de centenas de crianças e membros da comunidade com as expressões artísticas, estimulando a formação de novas plateias para arte e revelando novos talentos dos bairros e localidades rurais do município, nas mais diversas modalidades culturais. É um evento cultural que estimula a economia local, gerando renda, emprego e arrecadação de impostos. Os cortejos são formados por diversos personagens lúdicos, bonecos, puppets, clowns e dançarinos, que contam a estória da chegada do Papai Noel no município da Serra Gaúcha – formada na sua maioria por ítalo-brasileiros que cultivam até os dias atuais a religiosidade herdada de seus antepassados. E neste contexto cultural, as celebrações de Natal possuem grande importância e tradição por serem ícones da herança religiosa dos imigrantes italianos que formaram a Região da Serra Gaúcha.

Happy Hour

O Happy Hour foi idealizado com o intuito de proporcionar aos barbosenses e visitantes momentos únicos de lazer, aliando música e entretenimento à gastronomia dos chefs de cozinha, bares, cafés e restaurantes do município. Em termos culturais e identitários, lembra os antigos filós, onde o povo se reunia para ouvir e tocar músicas, contar histórias, dançar e declamar sobre a memória, a nostalgia e a saudade da terra natal destes imigrantes europeus que povoaram a região e formaram a identidade cultural local. Os Happy Hours são eventos multiculturais, gastronômicos e turísticos, que incrementam a oferta turística e possibilitam uma nova atração de lazer e entretenimento à comunidade barbosense. O evento desenvolve ações participativas com a comunidade, voltadas à apresentação e à qualificação da gastronomia ofertada pelos estabelecimentos de Carlos Barbosa, possibilitando que a população local e os visitantes se deliciem e prestigiem os pratos e iguarias tradicionais da região. Os Happy Hours acontecem em datas e meses específicos e têm o intuito de levar cultura e gastronomia de qualidade aos participantes. Suas atividades se concentram no Parque da Estação – antiga estação férrea, localizada no centro da cidade e preservada como patrimônio histórico e cultural.