24º Ternos de Reis encerra o Natal no Caminho das Estrelas

Foi realizado na noite da última sexta-feira (6) o 24º Encontro de Ternos de Reis de Carlos Barbosa, que, apesar da instabilidade do tempo, levou um grande público ao Salão Paroquial para prestigiar este evento que é uma das manifestações de fé, tradição e cultura de nosso Município.

O evento é uma realização da Administração Municipal, sendo que a frente da organização e promoção se encontra a Fundação de Cultura e Arte (Proarte). Neste ano contou com a participação dos ternos Aparecida, Cantando Si Vá, Estrela do Oriente, Natal Gaúcho e Nossa Senhora do Caravággio. O espetáculo foi composto por dois momentos. No primeiro a Sagrada Família conduziu os Ternos ao Salão, onde após colocados, cada grupo entoou uma canção. Já no momento seguinte os Três Reis Magos – Melchior, Baltazar e Gaspar – entregaram os presentes ao Menino Jesus e na sequencia os Ternos voltaram a entoar uma canção cada um. Além dos integrantes dos grupos, o espetáculo contou com figuração da comunidade.

Após a “Benção do Envio”, a apresentação encerrou com a entoação do canto de despedida, momento em que os ternos agradecem a acolhida e deixam o local, rumo às residências do Município para prosseguir com as visitas, conforme prega a tradição.

O Terno de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Texto: Teresinha Persch
Fotos: Fernanda Grolli

Ternos de Reis 2017 - foto: Fernanda Grolli
Ternos de Reis 2017 – foto: Fernanda Grolli