Trajes oficiais das soberanas do FestiQueijo 2017 destacam a força da mulher

A força da mulher italiana foi de extrema importância para os primeiros imigrantes se estabelecerem nas terras do nosso município. O trabalho, a religiosidade e os cuidados como matriarcas das humildes famílias são fatores reconhecidos e inseparáveis da história de imigração na região. Há 28 edições, o FestiQueijo homenageia essa memória na figura das Soberanas do Melhor Festival Gastronômico da Serra Gaúcha.

A Senhorita FestiQueijo e a Dama de Companhia têm a missão de divulgar a beleza, a gastronomia, a cultura e a história de nosso município, bem como a força da mulher barbosense. Os novos trajes são cheios de luz, com a função de encantar e maravilhar, por suas cores e formas. A estilista Alesandra Dalcin Toniazzi buscou abranger não somente a cultura italiana predominante no município, mas sim a diversidade.

Os trajes expressam a relevância que o evento tem para Carlos Barbosa e toda região da serra gaúcha, ressaltando a importância das mulheres na sociedade atual. Foram inspirados nas tendências de moda da alta-costura, com saias amplas, pregas e volumes expressivos. Os detalhes de alfaiataria como golas, abotoamento das mangas e bolsos nas saias representam as mulheres que buscam seu espaço e igualdade, com autoridade e elegância.

Os bordados manuais em rendas e pedrarias representam a ternura e o brilho que cada mulher revela no seu dia a dia. E as cores confirmam todas essas características: o vermelho, forte e soberano, simboliza o poder e o amor. E o nude rosê, simboliza a beleza e delicadeza femininas, sem nunca perder a força da mulher. Além da estilista Alesandra Dalcin Toniazzi, trabalharam na confecção as costureiras Lourdes Zarpelon e Zelinda Zarpelon.


Texto: Vanessa Borsoi
Fotos: Thais Cristina Formentini