Carlos Barbosa é a Capital Nacional do Futsal

Na quarta-feira, 01, foi sancionada pelo Presidente Michel Temer a Lei nº 13.503, que concede para Carlos Barbosa o título de Capital Nacional do Futsal (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13503.htm). A proposta, de autoria da Senadora Ana Amélia Lemos, foi aprovada pelo Senado no ano de 2013, mas devido a recurso contra o poder conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, apresentado pelo Deputado Federal de São Paulo, Marco Feliciano, o projeto estava parado.

Desta forma, durante as viagens do Prefeito Evandro Zibetti e do Vice-Prefeito Beto Da-Fré à Brasília, diversas reuniões foram realizadas, inclusive com o Deputado Marco Feliciano, que entendendo a importância do título para o nosso município, retirou o seu recurso.

Carlos Barbosa é o berço da ACBF, o clube mais antigo em atividade no Brasil e que possui um grande número de títulos nacionais e internacionais, já tendo levantado a taça de melhor time do estado 11 vezes, além de ter sido campeã da Liga Nacional de Futsal cinco vezes e por três oportunidades da Taça Brasil de Clubes. A América foi conquistada três vezes pela equipe, nos anos de 2002, 2003 e 2011, unificando os títulos de Campeã Sul-Americano e Campeã da América. No ano de 2001, venceu o Torneio Intercontinental na Rússia, quando a competição ainda não tinha o aval da FIFA, e no ano de 2014 foi a primeira equipe de futsal do planeta a ostentar o título de Campeã do Mundo. Assim, no ano de 2012, quando Carlos Barbosa sediou a Copa Intercontinental, veio a consagração do bicampeonato.

Além de ser destaque em qualidade de vida e desenvolvimento, Carlos Barbosa também será conhecida, a partir de agora, como a Capital Nacional do Futsal. Os barbosenses, apaixonados pelo futsal, se orgulham do time que carrega o nome de nossa cidade em todo o mundo e que exibe em sua Galeria de Troféus cerca de 400 peças. O clube trabalha, atualmente, com mais de 450 jovens e crianças em suas Categorias de Base e Escolinhas de Futsal, que abrangem além de Carlos Barbosa, os municípios de Salvador do Sul e Garibaldi.

E, além do Título de Capital Nacional do Futsal, no ano de 2015 o município recebeu um certificado do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que autoriza o uso da marca “Carlos Barbosa Terra do Futsal” pelo período de 10 anos.

Texto: Thais Cristina Formentini

Fotos: Ulisses Castro/ Divulgação/ ACBF