Sábado será dia da cultura italiana na Casa das Etnias

O Natal no Caminho das Estrelas segue com a proposta de valorizar as etnias que contribuíram para a formação do povo barbosense e, no próximo sábado, 07/12, será a vez dos italianos mostrarem sua cultura junto à Casa das Etnias, no centro da cidade.

A Associação Trevisani Nel Mondo, em parceria com o Benvenuti Istituto Italo Brasiliano, ambos de Carlos Barbosa, estão organizando a programação, que mostrará atividades típicas dos costumes herdados da etnia italiana. Confira:

Das 9 horas às 10 horas – jogo de cartas: bisca, escova e trissete, com jogadoras femininas;

Das 10 horas às 11h30min – cantos típicos tradicionais italianos, com o grupo Turma do Barulho, de Carlos Barbosa;

Das 11h30min às 13h30min – jogo de cartas: trissete, escova, bisca e quatrilho;

Das 13h30min às 14 horas – jogo da mora;

Das 14 horas às 15 horas – cantos típicos tradicionais italianos com o grupo Cantando Si Va;

Das 15 horas às 15h30min – jogo da mora;

Das 15h30min às 17 horas – jogos de carta: bisca, trissete, quatrilho e escova.

Durante todo o dia, haverá artesãos barbosenses realizando trabalhos em vime, palha de milho, crochê e tricô, para demonstração ao público.

A Casa das Etnias está montada no Parque da Estação, próximo à quadra de areia, e receberá diferentes grupos durante o período da programação natalina.

O Natal no Caminho das Estrelas é uma realização da Prefeitura de Carlos Barbosa, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, em conjunto com o Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura e o SESC. O evento tem o patrocínio de Biasotto, Casa Rádio, Construtora Kafer, Cooperativa Santa Clara, CORSAN, Galvanotek Embalagens, Grupo Caravaggio, Hospital São Roque, Hotel Ibis Carlos Barbosa, Monitec, Nutrire, Planos de Saúde Tacchimed, Posto do Guerra, Sicredi, Tramontina, Univates e tem como proponente a empresa S&S Cutura, Turismo e Eventos. O apoio é da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Carlos Barbosa (CDL) e da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI).

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Imagem: Divulgação