A Casa Operária

Ao lado do prédio da antiga Estação Férrea, a Casa Operária atualmente abriga a Casa do Artesanato, espaço onde turistas e barbosenses encontram variedades produzidas por artesãos locais. Entretanto, o espaço remonta a uma história bem antiga.

Segundo informações disponíveis no site da Prefeitura, teria sido volta de 1909 ou 1910 que Albino Giacomoni abriu neste local um restaurante conhecido como Buffet, que servia refeições para os passageiros do trem, que fazia aí sua parada ao meio dia. O restaurante funcionou por aproximadamente 35 anos, até que os horários de parada do trem mudaram e o estabelecimento acabou fechando. Após este período, a casa tornou-se moradia para famílias de ferroviários por muitos anos, e mais tarde passou a abrigar a Biblioteca Pública Municipal, e posteriormente a Casa do Artesanato.

No ano de 2015 houve uma revitalização no local, e a partir desta o espaço, remodelado, passou a abrigar as duas associações voltadas para o artesanato no município – Associação dos Artesãos de Carlos Barbosa e Associação Oficina da Arte de Carlos Barbosa.

Veja fotos de diferentes períodos:

Fonte de pesquisas:

MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA. <http://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/noticias/casa-operaria-reformada-e-entregue-a-comunidade/8367>. Acesso em: 25 maio 2020.

SCOTTÁ, Romildo, CARLOTTO, Fernando. A emancipação: Carlos Barbosa ontem e hoje. Veranópolis: Gráfica Reúna, 2006.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Livro A Emancipação | Banco de Imagens da Prefeitura | Paula Caroline Zan Carrard | Leandro Facchini