Os capitéis do interior

O interior de Carlos Barbosa é marcado pela existência de inúmeros capitéis, que testemunham a fé do povo, herdada dos imigrantes que aqui se estabeleceram no século XIX. Ao passear pelas estradas barbosenses, é possível avistá-los e ver detalhes destas pequenas construções, normalmente cuidadas por pessoas da comunidade.

Veja aqui a história de alguns deles:

  • Capitel de Santo Antônio – Bairro Ponte Seca: inicialmente teria sido construído em madeira, no lado leste da Estrada Geral, e dedicado a Santo Antônio. Após, foi reconstruído em alvenaria, ainda no mesmo lado da rodovia, mas posteriormente sendo demolido e reconstruído no lado oeste da estrada.

  • Capitel de São Paulo – Bairro São Paulo: o capitel existente às margens da estrada Buarque de Macedo foi que deu origem ao nome da comunidade. Foi construído em 1930.

  • Capitel de Nossa Senhora Auxiliadora – Linha Dezenove: teria sido inicialmente construído em madeira em 1900, abrigando um quadro com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, vindo da Itália, que acabou desaparecendo. Na sua reconstrução, teria recebido a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.
  • Capitel de Santa Ana, na localidade da Sobra (ligada à Linha Doze): segundo informações da Paróquia*, o capitel foi construído no ano de 1938, para homenagear a mãe de Nossa Senhora, Santa Ana, e também para solicitar a proteção e auxílio diante do fato de que muitas mulheres gestantes sofriam com abortos involuntários.

*Fonte: PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS <https://www.paroquiamaededeus.org.br/institucional/ver.php?id=8&s=> Acesso em 16 abr. 2021.

 

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Fabio Rogerio Basso