O primeiro cinema de Carlos Barbosa

Dentre as inúmeras manifestações culturais e recreativas existentes no município, o cinema teve grande destaque. A relação de Carlos Barbosa com o cinema tem mais de 100 anos.

A cidade teve seu primeiro cinema na década de 1910, intitulado Cinema Ideal. Localizado na antiga Rua Amapá (atual Rua Elisa Tramontina), no ponto onde está localizada as Farmácias Associadas, tinha como proprietário, Salvador Bordini. Na época, os filmes eram mudos mas, músicos eram contratados para tocar durante as projeções. Dentre eles, os músicos Willy Noll e Willy Kaiser, a Orquestra Pé de Anjo, que tinha Salvador Bordini como integrante e a banda Tabajara, se revezavam para fazer a trilha sonora dos filmes.

Artigos de Ampélio Carlotto, publicados no Jornal Contexto em 1988 e 1992, informam que, em 1913, o Clube Serrano utilizava a sala do Cinema Ideal para realizar reuniões e oferecia “sessões cinematographicas” como cortesia às comitivas de times visitantes, que chegavam a cidade nos sábados para disputar jogos aos domingos.

Em 1918, Salvador Bordini fez circular no jornal Il Colono Italiano anúncios de que o cinema estava à venda. A publicidade indicava o aparelho na marca “Pathé Frères em perfeito estado e bem assim todos os pertences do mesmo, como: cadeiras, ventiladores, etc”.

O cinema foi adquirido por Francisco D’Arrigo, que o instalou em um casarão de madeira, localizado na Rua Rio Branco, onde atualmente é a Galeria Central. Por ser uma construção antiga, o cinema ficou conhecido como “balança mas não cai” e também foi administrado brevemente por Amandio Schmitz.

Posteriormente, o cinema passou a ser no salão do Hotel Carlotto, localizado onde atualmente, está a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, sob direção de Luiz Barsé. O cinema também passou pelo salão do Clube Cruzeiro.

Na década de 1950, intitulado Cine Gaúcho, os irmãos Celso e Ludovico Dolzan passaram a administrar o cinema, que passou a funcionar no Salão Paroquial e foi denominado Cine Paroquial. As atividades foram encerradas por volta de 1970 e o município ficou sem sala de cinema até Dezembro de 1992, quando foi inaugurado o Cine Ideale, administrado pela Associação de Cinema, Cultura e Arte (ACCARTE), com o apoio da Prefeitura Municipal.

O Cine Ideale, ficava localizado no prédio histórico onde abrigava a antiga Estação Ferroviária e parou de exibir filmes em 2015.

Atualmente, o município não tem nenhuma sala de cinema em funcionamento.

Não acompanhou a última curiosidade da #fiquepordentro? Clique aqui e conheça um pouco sobre grandes nomes que fazem história a mais de 100 anos no município.

Por Assessoria de Imprensa em colaboração com Eliseu Demari e Ezelindo Migotto