O Hino de Carlos Barbosa

O Hino de Carlos Barbosa foi criado no final do primeiro Governo de Armando Gusso (in memoriam), entre os anos 1981 e 1982. Os autores da música que hoje compõem o Hino do município são Irani Chies, Laurindo Hentz e Verealdo Chies.

O Brasão e a Bandeira já faziam parte dos símbolos da cidade mas, Armando queria que Carlos Barbosa tivesse seu próprio Hino, então, convocou a Secretaria da Educação para que pudessem auxiliar neste processo. A partir deste momento, a equipe da Secretaria se reuniu, estipulou algumas regras e lançou um edital para a letra do Hino.

Na época, Irani trabalhava como supervisor de ensino na Secretaria Municipal da Educação, onde Ana Maria Guerra Martin Biancho (também conhecida como Nina), ocupava o cargo de secretária da Educação e conta que, a Secretaria também era responsável pelas áreas da cultura, turismo e desporto. Além disto ressalta que, tudo era feito com muito orgulho e prazer em poder trabalhar para as pessoas.

Após o lançamento do edital, foi eleita uma comissão de intelectuais de poesia para auxiliarem na escolha da letra e, dentre 10 a 12 participantes, Paulo Roque Carlotto foi contemplado.

A letra do Hino estava decidida porém, sem a música. Armando então, convocou novamente a Secretaria da Educação para elaborar outro edital, desta vez, para escolher a música que iria compor a bela letra escrita por Paulo.

A partir deste momento, Irani, Laurindo e Verealdo, passaram a se reunir na cozinha da Escola Estadual de Primeiro Grau Senhor do Bom Fim, de Arroio Canoas (na época pertencente a Carlos Barbosa), no intervalo do terceiro para o quarto período das aulas para debaterem sobre a participação na criação da música.

Irani, além de supervisor de ensino da Secretaria da Educação, na época também lecionava matemática e ciências na Escola Senhor do Bom Fim, Laurindo era supervisor de ensino na Escola e Verealdo ministrava as aulas de Estudos Sociais, Geografia, Educação Física, Religião e Ciências para 5ª série.

Após muitos intervalos, conversando e criando, a música foi desenvolvida.

Laurindo ficou responsável por escrever a pauta musical e o Maestro Alcides Verza, que na época dirigia o Coral de Carlos Barbosa foi quem tirou a música.

Obedecendo o prazo do edital, inscreveram a sua música para concorrer e dentre vários participantes, ela foi a escolhida.

Tanto a letra como a música não sofreram alterações após serem escolhidas, apenas uma meia nota da música foi retirada pelo Maestro Alcides, que pediu a autorização para tal, para que não ficasse difícil de cantar.

Irani comenta que, na época não havia premiação ou pagamento para o vencedor das licitações, tanto para a escolha da letra quanto da música, tudo foi feito pela gratidão em poder contribuir para o município e em amor a cidade. Além disto, ressalta que, foi uma honra poder compor a música do Hino.

Não conseguiu acompanhar o último material postado referente a #fiquepordentro? Clique aqui e conheça quais são os símbolos de Carlos Barbosa.

Por Assessoria de Imprensa
com colaboração de Irani e Verealdo Chies

Arte: Sandro Darsie