Vila das Etnias e Desfile são novidades paralelas ao Festiqueijo

O 31º Festiqueijo chega em julho com uma grande novidade. Enquanto o tradicional festival gastronômico acontece no Salão Paroquial, a poucos passos dali estará o encanto da Vila das Etnias.

A Rua Coberta já está recebendo os trabalhos de instalação de casas típicas que representam as principais etnias formadoras de Carlos Barbosa. Além de circular por um cenário de homenagem aos diferentes povos que compuseram o Município, o público poderá acompanhar uma série de conteúdos históricos, artísticos e culturais preparados por associações que preservam as tradições de cada etnia.

Estarão representadas com casas individuais as etnias italiana e alemã – predominantes no Município –, suíça e polonesa – cujos berços das imigrações no Rio Grande do Sul é Carlos Barbosa. Uma quinta casa terá função multiuso, abrigando conteúdos das demais etnias presentes na cidade: francesa, holandesa, espanhola, austríaca, ucraniana, luso-brasileira e de matriz africana.

Entre as principais atrações da Vila das Etnias estarão exposições de fotos e objetos antigos, performances de trabalhos manuais típicos e diversos shows de música e dança em palco exclusivo da Rua Coberta.

O local também receberá o varejo de produtos do Festiqueijo.

O espaço foi projetado pelas arquitetas Mônica Guerra e Catiane Da Fré, enquanto que as casas estão sendo erguidas pelas empresas Construtora Käfer (casa alemã), Innova Arquitetura e Engenharia (casa suíça), Nobile Construtora (casa italiana), Rotenge Engenharia e Construções (casa polonesa) e Locus Imobiliária (casa multiuso).

DESFILE

Um grande evento vai preceder a abertura da Vila das Etnias em formato de desfile temático. No dia 26, quatro equipes gincaneiras vão levar o colorido de trajes e a animação de músicas típicas para a Buarque de Macedo.

As equipes Otávio Augusto, Kicerração, Tutti Matti e Porcchi & Madone vão representar, nessa ordem, as etnias alemã, italiana, polonesa e suíça.

Cada equipe contará com até 100 figurantes nas seguinte sequência: uma ala de abertura seguida por um grupo de casais dançando músicas típicas; um carro alegórico com símbolos da etnia representada; além de uma família descendente da linhagem e duas alas com elementos de gastronomia e cultura de cada grupo étnico.

Conforme o diretor de Marketing e Planejamento do Festiqueijo, Marcius Dal Bó, a proposta é aproveitar a visibilidade do Festiqueijo para homenagear os povos que construíram Carlos Barbosa, integrar a comunidade em torno da múltipla identidade étnica do Município e ampliar o conhecimento do público sobre a cidade.

O desfile temático deve iniciar na esquina das ruas Buarque de Macedo com Borges de Medeiros, percorrendo a Buarque até a esquina com a rua Assis Brasil, a partir das 14h30min do domingo, dia 26.