Maria Fumaça é agora o mais novo monumento de Carlos Barbosa

A Administração Municipal em parceria com as empresas Giordani Turismo e Tramontina, entregaram na manhã desta sexta-feira, 13, o novo monumento turístico do Município. A solenidade oficial de inauguração da Maria Fumaça, contou com a presença de autoridades, comunidade barbosense e imprensa.

Um momento marcado pela história. O trem chegava a então Vila Trinta e Cinco em meados de 1908, a partir de então, novas possibilidades foram traçadas e o desenvolvimento desta pequena vila começou a tomar outras proporções.

Em junho de 2018, quando o município recebeu o ofício do DNIT autorizando a Cessão de Direito de Uso Gratuito de Bens Móveis, a Administração Municipal passou a estudar a viabilização do restauro da locomotiva. Em pouco tempo o estudo virou realidade e duas parceiras Giordani Turismo e Tramontina se engajaram no projeto que culminaria na entrega da Krauss 207 completamente original.

Assim, durante a solenidade, a diretora executiva da Giordani Turismo e Eventos, Andréia Zucchi, fez sua saudação aos presentes e disse que com muita satisfação representa a Giordani nesta solenidade tão importante para Carlos Barbosa, “cidade da qual somos parceiros, onde embarcam e desembarcam milhares de visitantes da nossa Maria Fumaça”, enfatizou. Além disso, falou que ao entregar este trem que carrega muita história, celebramos a sua reforma e mais do que isto, celebramos e comprovamos o sucesso de empresas privadas em parceria com o Poder Público.

Já o Presidente do Conselho do Grupo Tramontina, Sr. Clóvis Tramontina, destacou que a Maria Fumaça tem uma importância muito grande para nossa cidade e região. “Quando meu avô Valetim Tramontina saiu de Santa Bárbara para vir até aqui, ele veio por uma razão muito simples, porque tinha o trem”, salientou. Clóvis explanou que a Maria Fumaça tem legitimidade assim como Carlos Barbosa, por ser a Capital Nacional do Futsal e por ocupar inúmeros títulos como: 1ª no IDESE pelo sétimo ano consecutivo, ser uma das 20 cidades mais felizes do Brasil, ser berço da ACBF, dentre outras características que orgulham os barbosenses.

No pronunciamento do Prefeito Evandro Zibetti, saudou de forma especial a todos os participantes e destacou uma frase de Ângelo Darsie, que consta no livro do Município, escrito por Aldo F. Migot, que diz o seguinte: Carlos Barbosa antes do trem, era, simplesmente, colônia. Zibetti, falou da importância do trem, porque se não fosse por ele a cidade não seria o que é hoje. Ainda em sua fala, o Prefeito agradeceu aos parceiros Giordani Turismo e Tramontina pela iniciativa de custear toda a restauração da Maria Fumaça, que este monumento será um marco no sentido de impulsionar ainda mais o turismo de Carlos Barbosa.

Após as saudações, houve o descerramento da placa celebrando oficialmente a entrega da Maria Fumaça na entrada da cidade, a qual marcou também, os 110 anos da estação férrea de Carlos Barbosa.

Texto: Prefeitura de Carlos Barbosa
Fotos: Daiane Altíssimo