Capitel de São Roque – a fé do povo barbosense

O Capitel de São Roque situa-se no Bairro Ponte Seca e representa a fé do povo barbosense, especialmente diante de dificuldades. O motivo da construção teria sido uma epidemia de tifo, que na década de 1920 vitimou várias pessoas. Após os moradores se reunirem para invocar a proteção de São Roque, muitos doentes se recuperaram, e a epidemia cessou. Como forma de agradecimento, a comunidade decidiu construir o capitel.

As informações sobre o primeiro capitel em honra a São Roque divergem em relação ao material utilizado. Enquanto o sítio da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus cita que foi feito em madeira (https://www.paroquiamaededeus.org.br/institucional/ver.php?id=8&s), Migot (2008, pág. 109) registra como sendo de material. O primeiro capitel foi inaugurado no dia 16 de agosto de 1923, data alusiva a São Roque, e após foi reconstruído em 1953 (MIGOT, 1989, pág. 98) (MIGOT, 2008, pág. 109). Já em 1997, em um mutirão da comunidade, foi realizada uma reforma total no capitel, mas permanecendo no mesmo local, sendo também feito o ajardinamento no entorno.

Confira fotos deste atrativo abaixo.

Leia mais sobre a história clicando aqui.

Fontes de pesquisa:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul RS: Belas-letras, 2008.

MIGOT, Aldo Francisco. História de Carlos Barbosa. Porto Alegre: EST; Caxias do Sul: EDUCS, 1989.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS – <https://www.paroquiamaededeus.org.br/institucional/ver.php?id=8&s>. Acesso em 09 abr. 2020.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Banco de Imagens do Município | Silvia Dalcin Dalmas