Uma paisagem para reflexão – o Morro do Calvário

Em 15 de setembro de 1978, os moradores da comunidade hoje denominada Bairro São Paulo, que até então não possuía uma igreja, decidiram construir uma capela no alto do Morro do Calvário, com um caminho de acesso contendo as estações da Via-sacra. O proprietário do local, Leonello José Baldasso, o cedeu gratuitamente para este fim.

As estações da Via-sacra foram inauguradas em 27 de fevereiro de 1983, e a capela em 03 de março de 1985, homenageando Nossa Senhora das Dores. Ao lado da capela, está uma cruz, com 9,5m de altura. A concretização do Morro do Calvário como um local para peregrinação e oração dos fiéis contou com a colaboração dos padres Antônio Galiotto e Ernesto Nicolau Roman, e também da Prefeitura Municipal.

Hoje, o Morro Calvário é o espaço onde reúne-se um grande público na Sexta-feira Santa. A encenação da Paixão de Cristo inicia na Igreja Matriz, no centro da cidade, e segue em procissão por cerca de 3 km, até culminar com a ressurreição de Jesus, no alto do Morro. Excepcionalmente neste ano, não foi possível a realização, assim como o Morro também encontra-se momentaneamente fechado, para evitar aglomerações de pessoas, como medida preventiva à disseminação do coronavírus. Mas, em breve, você poderá visitar este espaço, apreciar a paisagem e meditar no silêncio deste local.

Veja fotos do Morro do Calvário:

Leia mais sobre o Morro do Calvário clicando aqui.

Fonte de pesquisa:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul RS: Belas-letras, 2008.

MIGOT, Aldo Francisco. História de Carlos Barbosa. Porto Alegre: EST; Caxias do Sul: EDUCS, 1989.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS – <https://www.paroquiamaededeus.org.br/institucional/ver.php?id=8&s>. Acesso em 13 abr. 2020.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Leandro Facchini | Imagem Aérea RS | Paula Caroline Zan Carrard