Uma ponte na história – uma grande obra em São Rafael

Pertencente ao distrito de Arcoverde, a localidade de São Rafael é atravessada pelo arroio Boa Vista. Sobre este, encontra-se uma ponte, construída em arcos de pedra, datada do ano de 1905.

Leia mais sobre a história de sua construção, neste trecho extraído do livro História de Carlos Barbosa (Migot, 1989, pág. 469):

No dia 9 de dezembro de 1902, o Intendente Municipal de Garibáldi, Jacob Nicolau Ely, aceita a proposta de Agostinho Mazzini “para construir a ponte sobre o Arroio Bôa Vista, pelo preço orçado de 4:700$000”. O Município de Garibáldi foi criado no ano de 1900, o que significa que a ponte sobre o Arroio Boa Vista, constituiu uma das primeiras obras de vulto da nova comuna. Todavia, deve ter havido uma enchente que destruiu parte da obra. Por isso, a 25 de novembro de 1904, o Intendente Ely aceita proposta de Agostinho Mazzini (5:000$000) e rejeita a de José Siega (4:600$000), para a reconstrução da ponte sobre o Arroio Boa Vista. A proposta de Siega não foi aceita porque este queria mudá-la de lugar e “não apresentava as devidas garantias para a boa e prompta conclusão da obra”.

Eis duas cláusulas pertinentes à execução da obra:

“Clausula 1ª. A ponte será reconstruída no mesmo lugar em que se acha a demolida e com a mesma largura e comprimento desta. Os pilares que se acham em bôas condições poderão ser aproveitados a juizo do fiscal da Intendência”.

“Clausula 2ª A ponte será feita de arco de pedra, começando este um metro acima do leito do arroio, devendo o arco ter 60 centímetros de grossura”…

Assinam: Jacob Ely, Agostinho Mazzini, Luiz Ruggero Casacurta, Abdon Santini. Custo da reconstrução: 5:000$000″.

João Mocellini, aos 11 de março de 1905, assume o compromisso de ser o fiscal da reconstrução da ponte.

Segundo tradição local, esta obra, empreitada por Mazzini e fiscalizada por João Mocellini, teria sido executada por membros da família Breda.

Veja fotos do local:

Fonte de pesquisas:

MIGOT, Aldo Francisco. História de Carlos Barbosa. Porto Alegre: EST; Caxias do Sul: EDUCS, 1989.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Paula Caroline Zan Carrard