A Gruta do Dezenove – a fé em Nossa Senhora

Localizada às margens da rodovia RST 470, entre Carlos Barbosa e Barão, está a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, da Linha Dezenove. Um local de paz e tranquilidade para uma rápida parada nos deslocamentos, a gruta testemunha a fé do povo barbosense ao longo da história.

A construção da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi motivada pela devoção do povo à Nossa Senhora. A iniciativa da construção foi de Ângelo Regla, que juntamente com Celeste Dalmás (doador do terreno) e João Ceconet, formaram a comissão organizadora. O trabalho foi manual, e preservou a fonte e o curso de água ali existentes (MIGOT, 2008, pág. 269). A inauguração da Gruta foi em 29 de dezembro de 1929. Conforme informações da Paróquia, a gruta era pequena e feita com pedras naturais e concreto, e com um sistema de água corrente, como se brotasse da pedra, imitando a gruta de Lourdes. Posteriormente a gruta foi ampliada, inaugurada em 26 de dezembro de 1958 (https://www.paroquiamaededeus.org.br/institucional/ver.php?id=8&s= ).

A festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes ocorre anualmente no mês de fevereiro, levando muitos fiéis até o local.

Veja imagens da gruta:

Fonte de pesquisas:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul: Bellas-Letras, 2008.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS – <https://www.paroquiamaededeus.org.br/institucional/ver.php?id=8&s>. Acesso em 20 abr. 2020.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Leandro Facchini