A porta de entrada da cidade

A principal entrada da cidade de Carlos Barbosa é um local que costuma ter intensa movimentação de turistas por conta da plataforma de embarque / desembarque da Maria Fumaça.

O trecho ferroviário possui, neste local, um desvio nos trilhos em formato de triângulo – provavelmente venha daí a origem do nome do bairro Triângulo – desvio este que ainda hoje serve para a inversão da locomotiva para a viagem de volta.

Bem próximo, o Capitel de Nossa Senhora de Caravággio já registra uma amostra da fé dos barbosenses. O capitel foi construído inicialmente em madeira, no ano de 1970, e  em 1995 foi removido de local e construído em alvenaria.

Ao longo dos anos, foram adicionados vários elementos ao espaço, como a torre que identifica o município (década de 1990), e o portal das bandeiras (em 2011). O espaço é dedicado também ao lazer dos barbosenses, já que a ciclovia passa por aí.

A última intervenção, ocorrida em 2019, acrescentou o monumento à Maria Fumaça, marcando assim o local onde este veículo chega, trazendo milhares de visitantes à Carlos Barbosa.

Veja fotos da entrada da cidade:

Fonte de pesquisas:

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS – <https://www.paroquiamaededeus.org.br/institucional/ver.php?id=8&s=>. Acesso em 11 maio 2020.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Leandro Facchini | Registela Bassotto | Daiane Altíssimo | Paula Caroline Zan Carrard