Um capitel às margens da estrada – Nossa Senhora dos Navegantes

Os capiteis estão presentes em praticamente todas as comunidades de Carlos Barbosa. Conheça mais sobre o Capitel de Nossa Senhora dos Navegantes.

Conforme informações da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus (https://www.paroquiamaededeus.org.br/institucional/ver.php?id=8&s=) , desde o início do século XX, já havia moradores, bem ao norte de Carlos Barbosa, por onde passava a estrada Buarque de Macedo, única ligação com Garibaldi.

No ano de 1927, a localidade inaugurou o seu capitel, em 02 de fevereiro, em uma cerimônia comandada pelos padres capuchinhos de Garibaldi.

O pequeno capitel foi construído por Giocondo Deitos, em agradecimento por graça alcançada, com o apoio das famílias de Cândido Zanatta, José Kock, Luíz Accorsi, Luiz Antônio de Vargas, Luiz Tessari e Leopoldo Henerich. A escolha da padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes, deve-se à existência de um açude bem próximo, cujas águas movimentavam um engenho.

A festa em honra a padroeira é realizada no mês de fevereiro, quando é celebrada a missa com procissão da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes no açude, sendo que esta tradição remonta da década de 1920 e foi retomada em 2015, atraindo muitos fiéis.

Veja fotos do local:

Fonte de pesquisa:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul RS: Belas-letras, 2008.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS – <https://www.paroquiamaededeus.org.br/institucional/ver.php?id=8&s=>. Acesso em 06 maio 2020.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Silvia Dalcin Dalmas