Um capitel no alto do morro

Ao passar pela localidade de Torino, é possível observar um pequeno capitel no alto de um morro. Além de ser uma marca deixada pelos moradores, o mesmo tem uma história de fé de uma comunidade.

Os temporais se constituíram, no passado, em episódios, muitas vezes, fatais para os colonos. Devastavam plantações, e os raios podiam matar pessoas e animais, além de gerar incêndios nas casas de madeira. Assim, segundo algumas informações, teria sido no ano de 1921* que a comunidade de Torino construiu um capitel, em um dos pontos mais altos da comunidade, o Morro Santa Bárbara. A escolha da padroeira – Santa Bárbara – se deve ao fato da mesma ser a Santa protetora contra temporais. Após a construção do capitel, a incidência das intempéries teria diminuído consideravelmente. Em 1960*, o capitel teria sido reconstruído em alvenaria, e inaugurado em 31 de março de 1963*.

Todos os anos, no dia 4 de dezembro, é celebrada a devoção à santa protetora dos temporais.

Veja fotos do local:

Fonte de pesquisa:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul RS: Belas-letras, 2008.

*Informações extraídas do site antigo da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, entre 18 e 26 out. 2016 (http://www.paroquiamaededeus.org.br/inicio/institucional/888-nossa-senhora-da-saude-torino.html e http://www.paroquiamaededeus.org.br/inicio/institucional/895-capiteis.html).

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Banco de Imagens da Prefeitura | Paula Caroline Zan Carrard