Uma capela revitalizada pela comunidade – a igreja de Desvio Machado

A localidade de Desvio Machado foi anexada ao município de Carlos Barbosa no ano de 1992. Antes disso, pertencia a Farroupilha.

A primeira igreja da comunidade foi inaugurada no ano de 1930. Já em 1959* foi iniciada a construção  da nova capela, a qual foi inaugurada em 1961*, tendo sido construída em mutirão em que cada sócio contribuiu com 40 dias de trabalho. A capela esteve recentemente passando por reformas, sendo reinaugurada em 16 de setembro de 2017. A obra de revitalização do espaço foi promovida pela comunidade, que no ano de 2014 formou uma comissão, a qual ficou responsável pelos serviços, sendo composta pelo então Pároco Ricardo Fontana, junto aos moradores da localidade: Cláudia Pozza, Clóvis Basso, Fábio Rogério Basso, Gilberto Pozza, Ivo Pradella, Leocir Matiello e Nelson Grasselli.

A igreja é dedicada a São Roque. As festas da comunidade são celebradas em honra a Santo Antônio – há um capitel construído em 1927* em honra a este Santo -, além da festa do padroeiro São Roque.

Veja fotos da Igreja da comunidade de Desvio Machado:

Fonte de pesquisa:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul RS: Belas-letras, 2008.

MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA. <http://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/noticias/comunidade-realiza-reinauguracao-da-capela-de-desvio-machado/9535>. Acesso em 18 maio 2020.

*Informações extraídas do site antigo da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em 26 out. 2016 (http://www.paroquiamaededeus.org.br/inicio/institucional/896-comunidades-paroquiais e http://www.paroquiamaededeus.org.br/inicio/institucional/895-capiteis.html).

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Thais Cristina Formentini | Jéssica Dalcin Andrioli