A Igreja centenária de Santa Clara

A comunidade de Santa Clara construiu sua primeira igreja em 1885.

(…) foi construída em madeira em terreno doado por Giovani Zan, no mesmo local da atual. (…) A imagem da padroeira Santa Clara veio da Itália e permaneceu algum tempo em Bom Princípio, até que os moradores foram buscá-la a pé, fazendo uma grande festa por ocasião da chegada.

(http://www.paroquiamaededeus.org.br/inicio/institucional/887-santa-clara-santa-clara.html)

Em 1901, foi construída, no mesmo lugar, a segunda igreja.

A obra foi feita incorporando na nova construção as paredes da antiga. Houve um grande mutirão da comunidade para tornar realidade a nova igreja, porque todos estavam entusiasmados com a possibilidade de Santa Clara se tornar paróquia, devido ao seu crescimento.

(http://www.paroquiamaededeus.org.br/inicio/institucional/887-santa-clara-santa-clara.html).

De acordo com Migot (pág. 235), em 1902 foi abençoada a Via Sacra na capela.

A primeira capela de madeira já contava com um sino, que recebeu autorização para a benção apenas em 1928, e ficava num campanário. Um novo sino foi abençoado em 1950. Algum tempo depois, segundo informações da Paróquia, “a comunidade tentou realizar uma reforma, solicitando autorização ao Vaticano, para abrir janelas maiores, o que foi negado, tendo em vista que o templo deveria conservar as linhas arquitetônicas da primeira igreja, estilo romano” (http://www.paroquiamaededeus.org.br/inicio/institucional/887-santa-clara-santa-clara.html). Assim, no ano de 1965, a capela foi reformada, mas sem prejuízo de seu estilo e estrutura. O sino passou a fazer parte da estrutura da igreja, e não mais do campanário.

Uma nova reforma foi realizada em 2014, sendo reinaugurada no mês de agosto, com a presença do bispo Dom Alessandro Ruffinoni. A festa da padroeira é celebrada no mês de agosto de cada ano.

Conheça a igreja:

Fonte de pesquisa:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul RS: Belas-letras, 2008.

*Informações extraídas do site antigo da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em out. 2016 (http://www.paroquiamaededeus.org.br/inicio/institucional/887-santa-clara-santa-clara.html).

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Foto: Banco de Imagens da Prefeitura