A Praça da Matriz ao longo da história

O lugar onde os barbosenses se encontram é também um dos espaços mais bonitos do centro da cidade. Cheia de árvores, com bancos para sentar à sombra, a Praça 25 de Setembro, mais conhecida por Praça da Matriz, passou por melhorias ao longo dos anos.

No ano de 1988, a construção do primeiro trecho do calçadão, entre as ruas Prefeito José Chies e Rio Branco, ampliou o espaço destinado aos pedestres. Antes disso, a praça estava separada da Igreja Matriz pela rua. A construção dos atuais sanitários foi em 1995; antes havia outros no mesmo lugar.

Algumas estruturas foram substituídas, como o palanque que havia em frente à Igreja Matriz. Próximo a este, foi construído o espelho d’água, monumento em homenagem ao centenário da Cooperativa Santa Clara, no ano de 2012.

Chamam a atenção alguns bancos antigos, que resistem ao longo dos anos e são uma relíquia de outrora. Há ainda o busto do Dr. Carlos Barbosa Gonçalves e a carta testamento de Getúlio Vargas. Já na parte nova do calçadão, entre as ruas Rio Branco e Assis Brasil, o busto de Leonel Brizola completa as homenagens às personalidades.

Veja algumas fotos:

Fonte de pesquisas:

SCOTTÁ, Romildo, CARLOTTO, Fernando. A emancipação: Carlos Barbosa ontem e hoje. Veranópolis: Gráfica Reúna, 2006.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Livro A Emancipação | Cedidas por Romildo Scottá | Paula Caroline Zan Carrard | Leandro Facchini