Empreendedores do setor turístico podem solicitar o selo Turismo Responsável

O Ministério do Turismo divulgou nesta quinta-feira (04.06) os requisitos necessários para os estabelecimentos que desejam obter o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. Poderão obter a certificação os seguintes estabelecimentos e / ou profissionais: meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, prestadores de serviço de infraestrutura de apoio para eventos, guias de turismo, restaurantes, cafeterias, bares e similares, entre outros, desde que estejam com seu cadastro regular junto ao Cadastur.

Para solicitar o selo, os estabelecimentos devem acessar o site http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/, ler atentamente as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento específico e aderir às mesmas através de autodeclaração. Em seguida, é possível realizar o download do selo para impressão. O selo é gratuito e deverá ser fixado em local de fácil acesso ao cliente. Nele, haverá um QR Code que possibilita ao turista consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e realizar denúncias em caso de descumprimento de alguma medida. Para empresas, o selo já está disponível, enquanto que para os guias de turismo, deverá estar disponível em cerca de 20 dias.

A criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo em todo o Brasil. Em Carlos Barbosa, estão aptos a pleitearem a certificação 30 estabelecimentos / profissionais, desde que cumpram todos os requisitos exigidos nos protocolos. Mais informações poderão ser obtidas no site http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/perguntas-e-respostas.php.

Texto: Paula Caroline Zan Carrard