A importância da produção de leite em Carlos Barbosa

De acordo com Baccon (pág. 40 e 41), a Festa do Leite surgiu como uma festa comunitária quando, no ano de 1975, uma comissão da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus de Carlos Barbosa, composta por Virgílio Guerra, Marcos Luiz Zanatta, Ezelindo Migotto, Calixto Bisinella e Pe. Antônio Galiotto, vigário da Paróquia, reuniu-se para avaliar a  ideia de realizar uma festa no município. O Pe. Antonio Galiotto sugeriu a realização de uma festa do leite com abrangência nacional, a exemplo das festas que vinham sendo realizadas nos municípios vizinhos. Argumentou que ela promoveria a cidade, o comércio, a indústria e a agricultura local. Duas semanas depois, houve uma nova reunião onde 32 pessoas da comunidade barbosense aprovaram a realização de uma Festa do Leite. Assim, a 1ª Festa do Leite ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro de 1976, um ano após ser concebida sua essência. A data foi escolhida para marcar a celebração do aniversário de emancipação do município. Naquela ocasião, a festa contou com três eventos paralelos: 1ª Feira de Gado Leiteiro, 3ª Exposição Industrial (já havia sido realizada em anos anteriores) e Desfile de Carros Alegóricos, além da distribuição de leite gelado e pasteurizado aos visitantes. A participação foi de mais de 20 mil pessoas.

A 2ª Festa do Leite ocorreu em 1979, nos mesmos moldes da 1ª edição. Cinco anos depois, em 1984, por ocasião do 25º aniversário de Emancipação Política de Carlos Barbosa, ocorreu a 3ª Festa do Leite, que teve um período maior de realização. Apresentou os mesmos eventos paralelos das edições anteriores.
Três anos depois, em 1987,  ocorreu a 4ª Festa do Leite. Nesta edição da festa houve a repetição dos eventos paralelos realizados nas edições anteriores. Como inovação ocorreram três novos eventos: a 1ª Feira Municipal do Livro; o Simpósio Latino-Americano de Técnicos em Laticínios e o 1º Festival Estadual do Queijo – FestiQueijo.

A produção leiteira segue sendo muito importante para o município. Com o passar dos anos, a Festa do Leite cedeu lugar ao Festival do Queijo, que hoje  é sinônimo de gastronomia de qualidade e traz muitos visitantes para Carlos Barbosa.

Veja fotos da Festa do Leite:

Fonte de pesquisa:

BACCON, Melissa. Festiqueijo: cultura, lazer e turismo. Caxias do Sul: 2009. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/438/Dissertacao%20Melissa%20Baccon.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 08 jun. 2020.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Banco de Imagens da Prefeitura