O quinto distrito – Cinco da Boa Vista

Criado no ano de 1991, o Distrito de Cinco da Boa Vista inclui as comunidades do Cinco Baixo e de São Rafael, além do Cinco Alto (ou São João da Cruz), que o sedia.

Segundo Migot (pág. 399), inicialmente o Cinco Alto e o Cinco Baixo formavam uma única comunidade. A igreja foi construída no alto, e o cemitério na parte baixa. Com o passar dos anos, acabaram se configurando em duas comunidades, distante apenas 2 km uma da outra, mas cada qual com sua capela, cemitério e sede social próprias.

Conforme já apresentado, a atual Igreja do Cinco Alto data do ano de 1912 e possui grande beleza. A localidade foi colonizada principalmente por imigrantes italianos vindos da região do Bérgamo. Este aspecto da cultura é resgatado especialmente pelo roteiro turístico Recanto Bergamasco, que percorre vários pontos do Cinco da Boa Vista.

Veja fotos do distrito de Cinco da Boa Vista:

Fonte de pesquisas:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul: Bellas-Letras, 2008.

MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA. Lei nº 750/1991. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/rs/c/carlos-barbosa/lei-ordinaria/1991/75/750/lei-ordinaria-n-750-1991-estabelece-nova-numeracao-para-os-distritos-do-municipio-cria-o-distrito-denominado-de-cinco-da-boa-vista-e-da-outras-providencias?q=750%2F1991>. Acesso em 25 jun. 2020.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Banco de Imagens da Prefeitura | Paola Groff | Jocelmo Soares