O primeiro distrito – Sede de Carlos Barbosa

A sede de Carlos Barbosa compreende a área urbana, e também localidades rurais próximas, como Desvio Machado, Linha Vitória, Primeira Seção de Castro, Linha Dezenove, Linha Sobra, Linha Doze, Torino, Santa Clara e São José.

Emancipado em 1959, o município de Carlos Barbosa possui 60 anos de história política, e mais de 130 anos de história enquanto comunidade. Com muito trabalho e dedicação do povo, construiu uma trajetória próspera, e que seguirá sendo implementada através das ações de cada barbosense no seu dia-a-dia, deixando suas marcas em cada atitude. O engajamento em ações comunitárias, o cuidado com o patrimônio público, a conservação dos aspectos culturais e a hospitalidade são características fundamentais para que uma comunidade tenha qualidade de vida, e Carlos Barbosa sustenta com orgulho títulos neste sentido, como o 1º lugar no estado no Índice de Desenvolvimento Humano – IDESE, por 7 anos consecutivos (2010 a 2016).

No aspecto turístico, Carlos Barbosa orgulha-se de ser a Capital Nacional do Futsal, de ter o Melhor Festival Gastronômico da Serra Gaúcha – o FestiQueijo, e de organizar um Natal no Caminho das Estrelas que envolve a participação de toda a comunidade. Também possui atrativos e roteiros, como o Marcas do Tempo, que visita a cidade e áreas rurais da sede.

Com esta publicação, encerramos as postagens da série #emcasaconhecendoBarbosa. Nos meses de abril, maio e junho, apresentamos lugares diversos da cidade e do interior, e esperamos em breve visitarmos cada um deles para revivermos as belezas e a história de Carlos Barbosa.

Veja imagens da sede de Carlos Barbosa:

Fonte de pesquisas:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul: Bellas-Letras, 2008.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, Fundação de Economia e Estatística. Idese: série histórica – nova metodologia. Disponível em: <https://arquivofee.rs.gov.br/indicadores/indice-de-desenvolvimento-socioeconomico/serie-historica-nova-metodologia/?ano=2016&letra=A&ordem=idese >. Acesso em 29 jun. 2020.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Banco de Imagens da Prefeitura | Leandro Facchini