Padre Antônio Galioto: idealizador da primeira Festa do Leite

Antônio Galioto foi um dos Párocos que fizeram parte da história da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e do município. Lembrado como um grande incentivador de novas ações, que possuía uma visão comunitária, Antônio Galioto foi Pároco no período entre 05 de Janeiro de 1975 a 16 de Fevereiro de 1980.

Em 1º de Setembro de 1975, a comissão da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus do município, composta por Virgílio Guerra, Marcos Zanatta, Ezelindo Migotto, Calixto Bisinella e pelo Padre Antônio Galioto, vigário da Paróquia, reuniu-se para debater sobre a ideia de realizar uma festa na cidade. Por sua vez, o Padre Antônio Galioto sugeriu fazer uma festa do leite de abrangência nacional, que promoveria a cidade, o comércio, a indústria e a agricultura local.

A ideia foi aceita e logo após este dia, a Prefeitura Municipal e a Paróquia enviaram 100 convites a pessoas que representavam a comunidade, para que participassem de outra reunião. A mesma ocorreu no dia 15 de Setembro e contou com 32 participantes, havendo um consenso entre todos e criando assim, a primeira Festa do Leite.

Como idealizador da festa, Antônio Galioto, tinha por objetivo, valorizar o agricultor e divulgar a produção de leite, promovendo assim, o município como a maior bacia leiteira do Estado, com a Cooperativa Santa Clara a mais de 100 anos no mercado, auxiliando na criação de gado leiteiro.

Conforme os anos foram passando, a Festa do Leite se tornou a maior festa da cidade, hoje conhecida como Festiqueijo, o maior Festival Gastronômico da Serra Gaúcha, que reúne inúmeras pessoas de toda a região, movimentando a cidade como um todo e se tornando referência.

Antônio Galioto também foi idealizador da corrida de São Silvestre, hoje conhecida como “Rústica de Carlos Barbosa”.

Não acompanhou a primeira curiosidade da #fiquepordentro? Clique aqui para saber mais sobre quais etnias já fizeram e ainda fazem parte da história do município.

Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie