Os Centenários de Carlos Barbosa

Existem várias instituições que há mais de 100 anos fazem história em Carlos Barbosa. Cada uma delas contribuiu para a formação da cidade e segue colaborando para o desenvolvimento da cidade. Conheça  um pouco sobre a história de cada um dos centenários barbosenses.

Estrada de Ferro e Estação Férrea:

A construção de uma estrada de ferro que ligaria Montenegro até Caxias do Sul iniciou no ano de 1905, totalizando um trecho de 116,59 km. Em meio ao percurso, a localidade de Trinta e Cinco (hoje Carlos Barbosa) passou a receber a atenção e os serviços de engenheiros, empreiteiros, políticos e trabalhadores braçais.

O trecho de Montenegro a Carlos Barbosa foi concluído em 1908 e a Estação Férrea de Trinta e Cinco foi inaugurada em 27 de dezembro de 1909. Faustino Gomes, empreiteiro que construiu o prédio, homenageou a noiva fazendo constar na fachada a inscrição “Santa Luiza”, intitulando a Estação e a própria localizade por um curto espaço de tempo. Em janeiro de 1910, o intendente de Garibaldi, Júlio Azambuja, homenageou o presidente do Estado do Rio Grande do Sul com a denominação definitiva Carlos Barbosa.

De Carlos Barbosa partiu outro ramo da viação férrea, em direção a Bento Gonçalves, passando por Garibaldi. Este trecho foi concluído em 1919.

No ano de 1920, a Viação Férrea do Estado do Rio Grande do Sul assumiu o serviço de transporte ferroviário, que era realizado pela empresa de origem belga Compagnie Auxiliaire. Em 1959, o Governo Federal assumiu a operação por meio da Rede Ferroviária Federal, seguindo com o transporte de passageiros por mais alguns poucos anos e mercadorias até a década de 1980.

Com 112 anos de história, portanto, o prédio da Estação Férrea marcou o início do desenvolvimento econômico de Carlos Barbosa, além de impulsionar o turismo, já que o acesso facilitado tornou a Serra um polo de veraneio. Hoje, este cenário de grandes emoções, é preservado pelo Patrimônio Histórico Municipal.

Tramontina:

Em 1911 Valentin Tramontina instalou uma ferraria em Carlos Barbosa (então 3º Distrito de Garibaldi), para produzir artesanalmente facas e canivetes. Ele faleceu em 1939, deixando a esposa Elisa e dois filhos, mas a perda do fundador não abalou a iniciativa.

Elisa Tramontina, com muita força, assumiu a empresa e enfrentou inúmeras dificuldades para encontrar matéria-prima e equipamentos em meio ao cenário de Segunda Guerra Mundial.

Dez anos depois, o filho de Valentin e Elisa, Ivo Tramontina, assumiu a direção da empresa juntamente com Ruy José Scomazzon. Na época, a firma tinha apenas 15 funcionários, que foram testemunhas de um grande movimento de expansão.

A ferraria que nasceu de maneira simples se transformou em uma grande corporação de empresas que hoje conta com 10 unidades fabris, mais de 22 mil itens dos mais variados segmentos no mercado e que exporta para mais de 120 países.

Há 110 anos a Tramontina mantém a vocação de produzir bens e qualidade de vida sempre com Carlos Barbosa no coração.

Cooperativa Santa Clara:

Em 15 de maio de 1911, 17 pequenos agricultores da região de Santa Clara (parte do 4º Distrito de Montenegro na época e hoje pertencente a Carlos Barbosa) decidiram instalar uma microempresa de queijo e manteiga, de nome Latteria Santa Chiara, com objetivo de obter rendimento com o aproveitamento da produção excedente de leite.

A data oficial de criação da Santa Clara é 10 de abril de 1912, quando os 31 fundadores transformaram a “latteria” em cooperativa com a razão social Cooperativa de Laticínios União Colonial.

Em 9 de Setembro de 1977, a União Colonial e a Cooperativa Agrícola Carlos Barbosa fundiram-se sob a razão social Cooperativa Santa Clara.

Hoje, com 109 anos, a Santa Clara industrializa e comercializa leite, derivados e outros produtos alimentícios, além  de prestar assistência técnica e social a uma vasta comunidade agrícola e urbana que abrange mais de 70 municípios, sendo dona de um complexo industrial e comercial admirável.

Clube Serrano:

Criado em 16 de março de 1913, o Sport Club Serrano foi a primeira agremiação esportiva de expressão de Carlos Barbosa. O antigo clube não possuía sede própria, mas aproveitava salões existentes no então distrito para promover bailes e festas. No mesmo ano, foi padrinho de criação do Juventude, time de Caxias do Sul que também veste verde e branco e atualmente disputa a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Mais tarde denominado Serrano Futebol Clube, o clube passou por diversos períodos de grandes conquistas, sendo a principal o título do Campeonato Gaúcho de Amadores de 1966.

Atualmente, o Serrano possui sua sede na rua Valter Jobim, no bairro Planalto. Com mais de 108 anos de história, mantém uma escolinha de futebol para preparar futuros atletas.

Colégio Santa Rosa:

A criação de uma escola foi uma das primeiras preocupações dos imigrantes de todas as origens que se instalaram na região. Em Carlos Barbosa (na época denominada Trinta e Cinco), as Irmãs de São José de Chambéry começaram a exercer um papel fundamental na formação de inúmeras gerações barbosenses a partir de 1903, sempre com muito apoio da comunidade.

Após lecionarem de forma provisória por muitos anos, as Irmãs de São José conspolidaram uma comunidade permanente em Carlos Barbosa em 18 de agosto de 1924. A comunidade católica adquiriu de João Batista Giacomazzi, na antiga Rua Acre (hoje Assis Brasil), o terreno para construção da Escola Santa Rosa, inaugurada em 1926.

Em 22 de março de 1959 o Colégio recebeu o curso ginasial, ampliando a estrutura cada vez mais, a ponto de possuir a primeira quadra esportiva coberta da região.

O Colégio Santa Rosa é considerado uma parte essencial da história de Carlos Barbosa, fruto de muita luta enfrentada pelas Irmãs e pela comunidade, que precisaram se impor para que a escola existisse. Com 101 anos, continua fazendo história e contribuindo para a formação de muitos barbosenses.

Não conseguiu acompanhar a última curiosidade postada? Clique aqui e conheça um pouco sobre a história do Padre Antonio Galioto, idealizador da Festa do Leite, hoje conhecida como Festiqueijo.

Por Assessoria de Imprensa