O primeiro prédio da Prefeitura

O ano de 1960, foi marcado pelo início as atividades administrativas da Prefeitura Municipal. O prédio situado na esquina das ruas Buarque de Macedo e Borges de Medeiros foi a primeira sede da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa. Ele foi construído em 1948 pelo Município de Garibaldi para ser a subprefeitura do então distrito de Carlos Barbosa.

Com a emancipação, em 1959, José Chies foi eleito o primeiro prefeito de Carlos Barbosa e teve como vice-prefeito Ernesto Antonio Carlotto. A estrutura da Prefeitura de Chies e Carlotto era constituída por cinco salas, todas no pavimento térreo. A recepção, cadastro, fiscalização e a tesouraria funcionavam na sala da entrada.

Em uma sala maior, situada no meio do prédio, funcionava a Câmara de Vereadores, composta por sete vereadores na época. Nesta mesma sala estava localizado o setor de obras e engenharia e durante o expediente normal da Prefeitura e também era utilizada pelo vice-prefeito.

Na sala ao lado, funcionava a Secretaria do Município e a contadoria. Havia também duas salas ao fundo do prédio, onde estava situado o Gabinete do Prefeito e a Secretaria da Educação.

O andar subsolo do prédio abrigava o Destacamento da Brigada Militar, com uma ala para “prisão”, o almoxarifado da Prefeitura. Mais ao fundos do terreno estava situada a garagem e o depósito dos equipamentos dos funcionários que trabalhavam na parte externa da Prefeitura.

O quadro de funcionários desta Administração era composto pelo prefeito José Chies, vice-prefeito Ernesto Antonio Carlotto; Ivo Edmor Demartini como responsável pela área de contabilidade; Ezelindo Migotto, responsável pela área da tesouraria, cadastro e recepção; Vilson Chies como escriturário e Iracema Cará como secretária da Educação.

A estrutura passou por reformas e melhorias ao longo dos anos, principalmente com a construção do segundo andar, durante a terceira Legislatura, a cargo do prefeito Evaldo Loose.

Mais tarde o prédio abrigou também as atividades do Fórum e da Câmara de Vereadores.

Não acompanhou a última curiosidade postada? Clique aqui e conheça um pouco sobre a cultura cinematográfica e o primeiro cinema de Carlos Barbosa.

Por Assessoria de Imprensa em colaboração com Ezelindo Migotto
Arte: Sandro Darsie