Último dia de programação na Casa das Etnias

O Natal no Caminho das Estrelas 2019 teve, entre suas inovações, o surgimento da Casa das Etnias, um espaço preparado especialmente para o resgate das culturas que contribuíram para a formação do povo barbosense.

Nos quatro sábados de atrações na casa foram apresentados aspectos culturais das principais etnias, sendo atrações como dança, canto, jogos, culinária, vestimentas, entre outros que revelaram ao público os usos e costumes herdados de cada imigrante que aqui se estabeleceu no século XIX.

Para o próximo sábado, a homenagem é para a cultura portuguesa, a qual legou o costume dos ternos de reis. Os Ternos de Reis são pequenos grupos de músicos que realizam cantorias, percorrendo casas da comunidade após o Natal, anunciando o nascimento do Menino Jesus. No dia 06/01/2020, às 19h30min, acontecerá o tradicional encontro de Ternos de Reis, no Salão Paroquial e, no dia 28/12/2019, o grupo Cantando Si Va fará apresentação na Casa das Etnias, a partir das 9h30min, concluindo assim a programação cultural do espaço.

O Natal no Caminho das Estrelas é uma realização do Município de Carlos Barbosa, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, e do Ministério da Cidadania, pela Lei de Incentivo à Cultura, e também do SESC. O evento tem o patrocínio das empresas Biasotto, Casa Rádio, Construtora Kafer, Cooperativa Santa Clara, CORSAN, Galvanotek Embalagens, Grupo Caravaggio, Hospital São Roque, Hotel Ibis Carlos Barbosa, Monitec, Nutrire, Planos de Saúde Tacchimed, Posto do Guerra, Sicredi, Tramontina, Univates e a proponência é da empresa S&S Cultura, Turismo e Eventos. O apoio é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Carlos Barbosa (CDL) e da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI).

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Imagem: Divulgação