Ruínas da história – um moinho na Linha Vitória

Ano de 1876 – 144 anos atrás – os imigrantes vindos da Europa começavam a ocupar parte das terras que hoje compõem o município de Carlos Barbosa. O relato abaixo foi extraído do livro História de Carlos Barbosa, do professor Aldo Francisco Migot, e mostra uma história da qual ainda se podem ver as provas, escondidas entre a vegetação próxima ao Arroio Boa Vista, na Linha Vitória – 1º distrito. Acompanhe:

“(…) a presença do trentino Cirillo Zamboni e seu moinho, construído em meados de 1876, à margem direita do Arroio Boa Vista e a 100 metros da igreja. As ruínas deste moinho pioneiro ainda podem ser vistas perto da cascata, local de rara beleza natural” (Migot, pág. 381).

“Cirillo Zamboni veio de Trento – Itália -, em 1875. Estabeleceu-se com a família em Conde D’Eu”. (…) (Migot, pág. 382).

“Chegado à Colônia, tratou de construir, para a sua família, uma casa modesta e provisória. Depois, compelido pela falta de moinhos nas proximidades, e a pedido de outros imigrantes, pôs-se à procura de uma queda d’água que possibilitasse a construção de um moinho. Encontrou-a na Linha Vitória. Construiu-o, de forma rústica, e, ele mesmo, diariamente, partia de Conde D’Eu, a pé, para fazê-lo funcionar e atender a inicial e pequena freguesia. À noite retornava à sua casa. Ele jamais residiu na Linha Vitória, embora lá trabalhasse. Inicialmente, deslocava-se a pé. Depois, comprou um burrinho e passou a fazer o percurso mais facilmente” (…) (Migot, pág. 382).

A comunidade de Linha Vitória passa a estruturar-se como tal pouco tempo depois, com a construção da primeira capela no ano de 1883.

Veja fotos das ruínas do moinho e da queda d’água:

Fonte de pesquisas:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul RS: Belas-letras, 2008.

MIGOT, Aldo Francisco. História de Carlos Barbosa. Porto Alegre: EST; Caxias do Sul: EDUCS, 1989.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Paula Caroline Zan Carrard