Memória preservada – a capela do Forromeco

A capela dedicada a Santo Antão Abade foi construída na localidade de Santo Antônio do Forromeco no ano de 1882, por 23 colonos vindos da Itália em 1873/74 . A construção teria sido orientada pelos padres jesuítas de Bom Princípio. Entre os anos de 1936 e 1937, foi ampliada (Migot, 2008, pág. 373, e Migot, 1989, pág 227). Foi utilizada até 1985, quando foi construída uma nova igreja. Todavia, a partir de 2001, a comunidade se mobilizou para que fosse revitalizada a antiga capela, o que ocorreu em 2004, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

“Esta capela foi edificada com materiais e técnicas construtivas da época, como se pode perceber nas grandes pedras basálticas das paredes, nas lajes de arenito do piso, nas tábuas largas do forro ou, ainda, no zinco presente no telhado e campanário.

Com o crescimento da comunidade, fez-se necessária a ampliação da capela, entre os anos de 1936 e 1937, com a incorporação de novos materiais e técnicas. As marcas desta intervenção podem ser facilmente observadas em uma visita à Capela. Elas aparecem tanto no uso de novos materiais na área ampliada (como o tijolo e o cimento), quanto no uso de técnicas construtivas mais modernas que as usadas na parte antiga” (Revitalização da Capela de Santo Antão Abade do Forromeco: manual de educação patrimonial, pág. 12).

Veja fotos do local:

Fonte de pesquisas:

MIGOT, Aldo Francisco. Carlos Barbosa: presente, primórdios e pioneiros. Caxias do Sul: Belas-letras, 2008.

MIGOT, Aldo Francisco. História de Carlos Barbosa. Porto Alegre: EST; Caxias do Sul: EDUCS, 1989.

MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA. Revitalização da Capela de Santo Antão Abade do Forromeco: manual de educação patrimonial. Carlos Barbosa: 2005.

SCOTTÁ, Romildo, CARLOTTO, Fernando. A emancipação: Carlos Barbosa ontem e hoje. Veranópolis: Gráfica Reúna, 2006.

———–

Texto: Paula Caroline Zan Carrard

Fotos: Revitalização da Capela de Santo Antão Abade do Forromeco: manual de educação patrimonial | Leandro Facchini | Paula Caroline Zan Carrard