Os cinco distritos de Carlos Barbosa

O primeiro distrito: Sede

A sede de Carlos Barbosa compreende toda a área urbana e também algumas localidades próximas como Desvio Machado, Linha Vitória, Primeira Seção de Castro, Linha Dezenove, Linha Sobra, Linha Doze, Torino, Santa Clara e São José. Com a emancipação do município em 25 de Setembro de 1959, nossa cidade possui 61 anos de história política e mais 132 anos de história enquanto comunidade.

Conhecida como a Capital Nacional do Futsal e a terra do Melhor Festival Gastronômico da Serra Gaúcha, nossa cidade também é marcada pelo trabalho, dedicação e hospitalidade do povo barbosense. Segundo dados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE), entre os anos 2010 a 2016, Carlos Barbosa esteve no 1º lugar do Estado no Índice de Desenvolvimento Humano.

Principais características relacionadas a Sede:

Mescla de etnias;

Festiqueijo;

Religiosidade, Igrejas, Grutas e Capitéis;

Parque da Estação;

Estação Férrea (marco do desenvolvimento da cidade);

Produção leiteira;

Berço da imigração suíça no RS (Santo Antônio de Santa Clara Baixa);

Esportes;

Artesanato e Feira de Produtos Coloniais.

Segundo distrito: Arcoverde

Criado pela Lei Municipal nº 140, em 1950, do município de Garibaldi, Arcoverde é anterior a emancipação de Carlos Barbosa. Já, em 1961, a Lei Municipal nº 47, cria Arcoverde como segundo distrito de Carlos Barbosa, compreendendo também, Alpinada e Coblens.

Hoje, possui um núcleo urbano com boa infraestrutura e lindas paisagens naturais e é destaque na produção agrícola e industrial, hortigranjeiros, agroindústrias, pecuária leiteira, criação de suínos e aves e na produção de ovos.

Principais características relacionadas a Arcoverde:

Cultura italiana e alemã;

Agroindústrias;

Unidade Básica de Saúde da Família;

Igrejas e Capitéis.

Terceiro distrito: Santo Antônio de Castro

Criado como quarto distrito de Carlos Barbosa, através da Lei Municpal nº 574, em 1987, teve sua numeração alterada para terceiro distrito, pelo desmembramento de Arroio Canoas, que até então, era o terceiro distrito e passou a pertencer ao município de Barão. Além de Santo Antônio, compreende as localidades de Linha Brasília, Sete de Castro e São Sebastião de Castro.

O surgimento desta comunidade é anterior a 1886 e possui diversos atrativos históricos e naturais, que podem ser visitados no roteiro turístico L’ Amore di Colonia.

Principais características relacionadas a Santo Antônio de Castro:

Cultura italiana;

Gastronomia típica;

Berço da imigração polonesa no RS (Sete de Castro);

Vinícola;

Produtos hortifrutigranjeiros;

Agroindústrias;

Cascatas.

Quarto distrito: Santa Luiza

Criado como quinto distrito, pela Lei Municipal nº 575, em 1987, teve sua numeração alterada para quarto distrito em 1991, pelo motivo de Arroio Canoas ter sido anexado ao município de Barão. Esta localidade possui grande extensão, compreendendo várias outras localidades que destacam, além de Santa Luiza, São Luís e Santo Antônio do Forromeco.

O nome Santa Luiza, antecede a presença dos imigrantes que colonizaram o local, sendo escolhido pelo Conde Paulo de Montravel, para designar o distrito de Coelho, da Colônia Santa Maria da Soledade.

Em 1882, se planejava a construção de uma capela, que foi finalizada em 1887 e posteriormente substituída pela segunda e atual construção, que iniciou em 1905 e foi concluída em 1910.

Principais características relacionadas a Santa Luiza:

Mescla de etnias suíço-valesana, alemã, francesa e italiana;

Capela Santo Antão Abade (1882);

Capela São João de Nepomuceno (1910);

Belezas naturais;

Turismo de aventura (vôo livre).

Quinto distrito: Cinco da Boa Vista

Criado em 1991, esta localidade compreende as comunidades do Cinco Baixo e de São Rafael, além do Cinco Alto (ou São João da Cruz), que o sedia. Inicialmente, o Cinco Alto e o Cinco Baixo, formavam uma única comunidade onde a Igreja foi construída na parte alta e o cemitério na parte baixa.

Com o passar do tempo, estas localidades se configuraram em duas comunidades distintas, com uma distância de apenas 2km, porém, cada uma com sua capela, cemitério e sede social.

A localidade foi colonizada principalmente por imigrantes italianos vindos da região do Bérgamo. Este aspecto da cultura é resgatado pelo roteiro turístico Recanto Bergamasco, que percorre vários pontos da localidade.

Principais características relacionadas ao Cinco da Boa Vista:

Etnia italiana – dialeto bergamasco;

Igrejas, Grutas e Capitéis;

Agroindústrias;

Belezas naturais.

Não conseguiu acompanhar o último material postado referente a #fiquepordentro? Clique aqui e conheça quais foram os nomes que nossa cidade teve antes de oficialmente ser Carlos Barbosa.

Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie